terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Grande Jogo

Porque não podemos ter certeza de que quando morrermos vamos finalmente acordar?

Se tivéssemos certeza que a morte nos levaria pra outra realidade, outro começo, um paraíso, ou nossa forma natural, então esse jogo no qual estamos inseridos se tornaria um sandbox, e deixaria de ser um jogo high stakes.

Sandbox

Brincando com uma caixa de areia você imagina castelos, estradas, monstros... tudo muito fácil. Literalmente uma brincadeira de criança, onde se tem plenos poderes sobre o meio. Apesar de divertido esse tipo de jogo oferece pouca dificuldade e acaba se tornando entediante para mentes mais complexas.

Um exemplo de sandbox é quando se usa "cheat codes" em video games: código de dinheiro infinito, armas infinitas, invulnerabilidade, sem gravidade... Isso, apesar de trazer alguma graça pela quebra das regras acaba removendo o prazer de se superar os desafios.

High Stakes

Conhecido termo no poker e também em psicologia, uma situação high stakes é aquela em que há um alto risco para o jogador, tornando suas decisões críticas, incitando assim o máximo de sua capacidade cognitiva e competência emocional.

Um exemplo claro de high stakes é um jogo de poker em que os valores em questão sejam altos demais para os participantes. Mas um exemplo maior é a guerra, onde os resultados possíveis do jogo incluem a derrota ou até mesmo uma vitória amarga com a perda de enormes quantidades de recursos físicos ou morais.

High Stakes ou Sandbox?

Conhecimento demais sobre a realidade, como por exemplo saber que de fato somos entidades eternas, tornaria nossa experiência bem menos intensa, pois nossas decisões seriam simplesmente "irrelevantes". Seria como um jogo de poker com dinheiro fictício: você e os outros jogadores simplesmente tomam decisões quase aleatórias já que o resultado não importa tanto quanto se todo o seu dinheiro estivesse envolvido.

Se eu criasse uma simulação para divertir a minha mente eu gostaria que fosse exatamente como a realidade é, com suas limitações, caminhos difíceis, risco, medo, dúvida, falta de informação... mas ao mesmo tempo com belezas a serem conquistadas.

Um comentário:

Vellozo_RVR disse...

é isso ai Raulzito....se fosse fácil todo mundo chegaria lá e não teria graça....