terça-feira, 7 de outubro de 2008

Seja bonzinho, paga-se bem.

A Bondade é um meme que dura através dos tempos. Muitas vezes ligada à palavra auto-sacrifício. Que nome melhor ao ato de reservar parte da sua renda para ajudar os famintos e desroupados. A bondade está em se doar. Quem discordará que quando um ser de poucas posses ajuda mesmo assim seus pares este é superior até mesmo ao Bill Gates que doa milhões mas que não se sacrifica tanto para isso.

Toda essa lógica de auto flagelação contribui para a vida em sociedade, ampliando a cooperação, alimentando a fé num mundo em equilíbrio, e alimentando a barriga concreta de tantos.

Assim esse sistema se reproduz, já que beneficia o conjunto, a população. Os adeptos desta rede de sacrifício sobrevivem mais gordos e mais férteis.

Porém, a base disso tudo me parece negar esses valores de bondade. Sob que condições estes doam?

1. As empresas colocam o departamento de "responsabilidade social" na mesma sala do "marketing": sacrifício ou investimento? Ah! Essas corporações...
2. Fulano doa sempre para ser bom para... conquistar o paraíso. A vida eterna compensará uns trocados. Sem contar o Inferno pra onde ninguém quer ir. Sacrifício ou investimento? Ah! Esses cristãos...

Esta relação doar = ganhar é nos melhores casos ligada à recompensa do paraíso; mas na maioria a recompensa vem aqui mesmo: todo Natal dôo aos esfomeados, não sou um cara bom? Fulano ajuda os coitados, este não merece ser nosso prefeito? O Beltrano deu umas esmolas àquela mulher, que bom coração, não seria ele um bom partido?

Fazer o bem sem olhar à quem... não saiba a sua mão direita quem sua mão esquerda ajudou...
Ou melhor: Salve a si mesmo.

Nenhum comentário: